COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO SEM GASTAR MUITO?

Imunidade - COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO SEM GASTAR MUITO?

Imune

Quem de nós não se interessaria em saber como fortalecer o sistema imunológico sem gastar muito? No entanto, saber como fazer isso é apenas um passo.

Como se sabe, o sistema imune, ou imunológico, é na verdade uma estrutura de processos biológicos de proteção do organismo contra doenças, invasão de vírus, bactérias e outros agentes nocivos à saúde do ser humano.

Compartilhe no Facebook

Logo, fortalecer esse sistema e mantê-lo assim deveria ser um hábito de todos nós, e não algo a fazer como que para atender a uma emergência, como o freio de um carro para evitar um acidente.

Dito isso, o próximo passo é entrar em ação. Assim, vamos saber como fazer isso por meio do conhecimento e da aplicação dele como hábito diário.

dietaalcalina250250 - COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO SEM GASTAR MUITO?

Para começar, veja abaixo algumas vitaminas, frutas, chás, outros alimentos, bem como dicas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Então, vamos começar pelo mais óbvio, a Vitamina C.

Quais São Algumas Fontes De Vitamina C?

Fontes de vitaminas - COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO SEM GASTAR MUITO?

Vitaminas

Limão, acerola, laranja, kiwi, pêssego, abacaxi, manga, caju, goiaba, morango, melão, mamão papaia, carambola, couve verde, espinafre, pimentão, rúcula, agrião, brócolis, aspargo, repolho, alho, cebola, batata doce.

É claro que essas não são as únicas fontes de vitamina C. Muitas outras existem, e é bom termos uma variedade. Afinal, ninguém vai usar todas as fontes ao mesmo tempo, mas apenas algumas, e vai procurar variar.

Outro recurso para fortalecer o sistema imunológico é a vitamina D. Que essa vitamina ajuda a fortalecer o sistema imunológico e proteger o organismo contra doenças não é novidade, segundo indicam diversos estudos. Mas talvez agora a sua pergunta seja:

Onde Encontrar Vitamina D?

Fontes de vitamina D - COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO SEM GASTAR MUITO?

Algumas fontes de vitamina D

Como pode ver, as fontes de vitamina D estão bem ao seu alcance. Veja algumas.

  • sol
  • ovos
  • atum
  • sardinha
  • bacalhau

Da lista acima, o sol é a principal fonte de vitamina D. Portanto, é com bons motivos que muitas autoridades médicas recomendam cerca de 20 minutos, com boa parte do corpo exposta ao sol, entre as 10 e as 14 horas.

Após esse tempo de exposição, a recomendação é usar filtro solar. As demais fontes listadas são todas de origem animal e fáceis de ser encontradas.

No entanto, dizem muitas autoridades médicas, a melhor fonte de todas é o sol, responsável por até 90% da vitamina D que o corpo precisa.

Compartilhe no Facebook

Embora as vitaminas C e D sejam muito indicadas por autoridades médicas, há diversas outras que também ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

E, se você quer mesmo entender como fortalecer o sistema imunológico sem gastar muito, talvez lhe interesse conhecer alguns chás.

Chás Que Fortalecem O Sistema Imunológico

Chás - COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO SEM GASTAR MUITO?

Chás, imunidade

Um profissional de saúde, como um fitoterapeuta, por exemplo, com experiência nesse tipo de indicação, pode orientar você.

De qualquer modo, recomenda-se moderação, mesmo em se tratando de algo 100% natural.

Assim, levando em conta essas considerações, veja abaixo alguns chás interessantes e fáceis de conseguir:

  • Chá de limão
  • Chá de boldo
  • Chá de gengibre
  • Chá de equinácea

O limão, além da vitamina C, contém minerais interessantes para o fortalecimento do sistema imunológico; combate infecções, desintoxica o organismo, além de ajudar a diminuir a acidez do organismo.

O chá de boldo é um velho conhecido no alívio de problemas digestivos. Mas é também antifúngico, tem efeito calmante, melhora a circulação, e muito mais.

Chá de gengibre. O gengibre é rico em vitaminas e minerais. E seus benefícios são muitos, como: melhora na digestão, absorção dos alimentos, é anti-inflamatório, combate asma, resfriados, tosse, alergias, e melhora a circulação.

Além disso, fortalece a imunidade por ter antioxidantes; alivia o estresse, relaxa o sistema circulatório, reduz a dor muscular, a inflamação nas articulações e ajuda a prevenir o câncer.

No entanto, não é bom usar por muito tempo, se tiver pressão alta.

Chá de equinácea. A equinácea é anti-inflamatória, antiviral, imunoestimulante, antimicrobiana, aumenta a atividade dos glóbulos brancos, combate infecções, combate problemas respiratórios, asma, resfriado gripe, asma, sinusite aguda, tosse convulsiva e infecções bacterianas.

Além disso, ajuda a  aliviar dores de garganta, de cabeça, de dente, e limpa o sistema linfático; promove a saúde da pele e combate vírus, especialmente da gripe.

A equinácea é antioxidante e ajuda no tratamento de problemas fúngicos. Melhora a saúde mental, alivia distúrbios emocionais e tem efeito calmante.

 Super Dicas Complementares Caseiras

Dicas - COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO SEM GASTAR MUITO?

Mais dicas

Sim, há muita coisa simples que você pode fazer em casa, além de algumas que foram mencionadas acima. Assim, separei essas três:

  • Água com limão
  • Dormir bem
  • Respiração diafragmática
  • Beber água

Água com limão. É o que muitas autoridades médicas já começaram a recomendar. Em jejum, logo pela manhã, aumenta a imunidade e ativa o metabolismo.

Além disso, promove limpeza intestinal, melhora absorção dos nutrientes, ajuda a limpar o fígado, é antioxidante, anticâncer, auxilia na prevenção e no tratamento de gripes e resfriados, melhora a circulação sanguínea, melhora elasticidade das artérias, é alcalinizaste, e por isso regula a acidez do organismo. Se perceber sensibilidade no esmalte dos dentes, use um canudinho.

Dormir bem. Sono profundo revigora o corpo e melhora funções do sistema imunológico e proteção do cérebro, pelas funções da melatonina.

Os benefícios são muito mais do que posso dizer aqui, para que este artigo não fique enorme e cansativo.

Respiração diafragmática. A chama ou força de vida em cada célula é mantida por oxigênio. Daí, a necessidade de se aprender a respirar melhor.

Por exemplo, a respiração diafragmática aumenta a energia mental e física, e melhora as funções do sistema nervoso.

Contribui para o alívio da ansiedade e do estresse. E por isso também melhora as funções do sistema imunológico. Portanto, veja como se faz a respiração diafragmática.

Relaxe, inspire o ar profundamente; encha os pulmões de forma confortável, mas começando por sua parte mais volumosa, ou seja, você vai sentir o abdome se elevar, nunca o peito nem os ombros.

Segure a respiração por pelo menos uns 5 segundo, expire pela boca, repita o processo, faça isso algumas vezes durante o dia, e verá quanta energia terá.

Beber água. Mas tem que ser o suficiente. Então, quanto é o suficiente e por quê? Conforme se sabe, a média são dois litros.

No entanto, para saber com maior exatidão se você está bebendo a quantidade certa de água, veja a cor de sua urina: se for amarela, está bebendo pouca água; se for mais transparente, cor da própria água, esta bebendo o suficiente.

Apenas não exagere. E a importância de beber água suficiente são os benefícios.

Por exemplo, a água limpa o organismo e tem um papel fundamental no transporte de nutrientes e oxigênio para todo o corpo, e o oxigênio mantém acesa a chama da vida em cada célula, inclusive e especialmente as células do cérebro.

Afinal, cerca de 75% da massa cerebral se compõe de água, e cerca de 20% do oxigênio que o nosso corpo absorve vão para o cérebro.

E esses são apenas alguns dos principais benefícios da água na manutenção da saúde e da própria vida em cada célula do seu corpo.

Portanto, se ainda não tem o hábito de beber água na quantidade certa, comece agora a criar esse hábito, e tenha a certeza de que estará também turbinando o seu sistema imunológico.

Descubra O Seu Ponto Mais Fraco E Corrija

Ponto fraco - COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO SEM GASTAR MUITO?

Tendão de aquiles

Vou usar aqui como exemplo algo que vem da mitologia grega. Trata-se do herói Aquiles.

Conta-se que o seu ponto vulnerável era o tendão, visto que a sua mãe ao batizá-lo segurou-o pelos tornozelos, o que significa que todo o seu corpo foi batizado, menos os tendões que, em vista disso, como diz a lenda, se tornaram fracos.

Então, em um combate na guerra de Troia, alguém o atinge com uma flecha bem no tendão do calcâneo, o que o retira do combate.

Quando se trata do seu sistema imunológica, onde você percebe que está o seu tendão de Aquiles? Quais são os seus problemas mais comuns de saúde? O que, exatamente, você precisa fortalecer?

Ao fortalecer um ponto fraco, você poderá fortalecer muito mais e melhorar todo o seu sistema imunológico.

Muito obrigado por ter lido todo o artigo! E se você gostou, por favor, compartilhe nas redes sociais.

009. FOOTER 1024x311 - COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO SEM GASTAR MUITO?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.