DESÂNIMO OU FALTA DE ENERGIA NO CÉREBRO E NO CORPO?

DESÂNIMO OU FALTA DE ENERGIA NO CÉREBRO E NO CORPO?

Desânimo ou falta de energia mental e física - DESÂNIMO OU FALTA DE ENERGIA NO CÉREBRO E NO CORPO?

Desânimo ou falta de energia cerebral e física

Você começa um projeto cheio de entusiasmo só para depois de alguns dias perder toda a motivação?

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Será que isso se dá sempre por causa de desânimo ou falta de energia no cérebro e no corpo?

Será que o desânimo, em si, não é decorrente da simples falta de energia no cérebro e no corpo? O que acontece com você?

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Qual a diferença? O que você pode fazer para mudar esse quadro? O objetivo deste artigo é ajudar nas seguintes questões:

  • O que é desânimo
  • Como superar o desânimo
  • Como superar a falta de energia no cérebro e no corpo

O Que É Desânimo?

O que é desânimo - DESÂNIMO OU FALTA DE ENERGIA NO CÉREBRO E NO CORPO?

Que é desânimo

Embora responder o que é desânimo simplesmente como falta de ânimo, algumas ponderações nos dão um sentido mais amplo. (Para saber como turbinar a sua saúde, faça uma avaliação gratuita. Clique aqui.)

Por exemplo, quando você diz que alguém está animado é como se dissesse que essa pessoa está com alma.

E um dos sentidos de alma é vida. Logo, desânimo, literalmente, seria o mesmo que sem alma, isto é, sem vida.

E em crises mais profundas e intensas de desânimo, não é assim que a pessoa parece, como se estivesse sem vida (alma), ou com a chama da vida se apagando, desanimado?

Por isso, é bom saber que muitas podem ser as causas de desânimo, ou falta de ânimo, alma, vida. Veja algumas abaixo:

  • Decepções na vida
  • Sentimento de inutilidade
  • Ressentimentos
  • Falta de perspectiva
  • Problemas de saúde
  • Excesso de responsabilidade
  • Distúrbio hormonal
  • Perdas emocionais ou materiais
  • Falta de energia cerebral e física

Vale lembrar que esses não são os únicos motivos, mas o suficiente para mostrar que as causas são muitas e variadas.

 

Como Superar O Desânimo?

Superar o desânimo - DESÂNIMO OU FALTA DE ENERGIA NO CÉREBRO E NO CORPO?

Como superar o desânimo

Para saber como superar o desânimo é fundamental descobrir a causa. Portanto, se você desconfia que o motivo está relacionado com algum problema de saúde, é aconselhável procurar um profissional da área, um médico, terapeuta, etc.

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Pois esses são os profissionais que poderão ajudar você. Ou, dependendo da situação, se um problema de saúde não estiver envolvido, conversar com um amigo de confiança pode ajudar bastante.

Mas, e se o desânimo for decorrente da falta de energia no cérebro e no corpo, o que fazer?

 

Como Superar A Falta De Energia No Cérebro E No Corpo?

Falta energia - DESÂNIMO OU FALTA DE ENERGIA NO CÉREBRO E NO CORPO?

Falta de energia cerebral

Para saber como superar a falta de energia no cérebro e no corpo é fundamental também, inicialmente, descobrir quais são os fatores causadores dessa falta.

Afastada a possibilidade de fatores diretamente relacionados com a saúde, há muita coisa que você mesmo pode fazer.

 

Pois muitas vezes essa falta de energia é temporária, devido a alguma demanda a mais e outros fatores mais simples.

Alguns alimentos ou uma suplementação podem ajudar. Então, veja uma pequena lista de sugestões abaixo:

 

  • Água
  • Água de coco
  • Abacate
  • Açaí
  • Aveia
  • Banana
  • Batata doce
  • Beterraba
  • Chá de gengibre
  • Chá verde
  • Chocolate amargo
  • Espinafre
  • Folhas verdes
  • Guaraná
  • Iogurte natural
  • Linhaça
  • Nozes
  • Ovos
  • Salmão
  • Sardinha
  • Semente de abóbora

 

Água. Você pode até ficar algumas semanas sem se alimentar. (Por favor, não faça isso.)

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Beber água

Mas sem água o corpo suporta apenas poucos dias. Todas a reações químicas do corpo e do cérebro dependem da água.

A água transporta oxigênio, minerais e outros nutrientes para o corpo e o cérebro. O oxigênio é que mantém acesa a chama da vida em seu corpo e em seu cérebro.

Saiba que apenas uma pequena deficiência no consumo de água reduz drasticamente a sua capacidade cerebral e aumenta a fadiga e o cansaço.

Portanto, tome água suficiente para satisfazer suas necessidades. Sugere-se, em média, 8 copos por dia, cerca de 2 litros.

Água de coco. É rica em minerais essenciais ao bom funcionamento do corpo humano.

Reduz o cansaço e o estresse, e ajuda a produzir serotonina, promovendo a sensação de bem-estar e atuando positivamente no sistema nervoso.

E há muitos outros benefícios; aqui estou apenas mencionando alguns que contribuem com o assunto em pauta neste artigo

Abacate. Essa fruta melhora a circulação sanguínea, em função das gorduras saudáveis contidas nela, o que inclui o ômega 3.

Mas por favor, entenda que há muitos outros benefícios não citados aqui, para que esse artigo não se torne grande demais, mas apenas o suficiente para você saber como lidar com desânimo ou falta de energia cerebral e física.

Açaí. Além de fortalecer o sistema imunológico, o açaí diminui o cansaço, por ser altamente energético. E se fosse dizer todos os outros benefícios do açaí para a saúde, seria preciso um artigo inteiro.

Aveia. Na aveia você encontra uma fonte de energia para o corpo. É rica em minerais importantes para o bom desempenho do organismo. E muito mais.

Banana. A humilde banana tem muito a oferecer, pois é rica em vitaminas e minerais.

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Banana

E, imagine, a banana melhora até o humor, por ser rica também em serotonina, endorfina, ocitocina e dopamina. Age na produção de hemoglobina, que transporta o oxigênio para todo o corpo.

E como você sabe, é o oxigênio que mantém acesa a chama da vida no organismo.

Novamente, se fosse dizer todos os benefícios da banana, você iria cansar de tanto ler.

Batata doce. Se você não sabia, a batata doce é fonte de energia, rica em carboidratos saudáveis, que não interferem nos níveis de açúcar no sangue.

Imagine que a batata doce você encontra ômega 3 e diversos minerais importantes, inclusive no combate ao estresse e outros problemas de saúde.

Beterraba. Potencializa o transporte de oxigênio e nutrientes no organismo e, por esses e outros motivos, é uma fonte de energia para o organismo.

Chá de gengibre. Além de fortalecer a imunidade, ajuda o corpo a se recuperar do desgaste, inibe inflamações cerebrais e melhora a circulação sanguínea, além de muitos outros benefícios.

Chá verde. Esse poderoso chá melhora funções do cérebro, visto que a cafeína que se encontra nele melhora funções cognitivas, concentração, memória e diminui a sensação de cansaço.

E isso é o mínimo que se pode dizer desse maravilhoso chá.

Chocolate amargo. É fonte de minerais como ferro, magnésio, selênio, potássio, manganês, zinco. Produz sensação de bem-estar e melhora funções cerebrais, além de ser estimulante.

Espinafre. Além de muito nutritivo, é potente restaurador da vitalidade e energia. Também, por ser rico em ferro, melhora a oxigenação de todo o corpo.

E lembre-se, oxigênio é o que alimenta a chama da vida nas células.

Folhas verdes. Os benefícios das folhas verdes para a saúde já são bem conhecidos, em parte, por serem ricas em minerais importantes.

São ótimas para a memória, cognição e defesa do cérebro, além de melhorar funções do sistema nervoso. As mais escuras são as melhores.

Guaraná. Como energético, o guaraná é um velho conhecido. Tanto melhora a disposição mental e física como retarda o cansaço quando você está praticando um esporte, por exemplo.

Guaraná 150x150 - DESÂNIMO OU FALTA DE ENERGIA NO CÉREBRO E NO CORPO?

Guaraná

Também melhora o raciocínio e a concentração. Otimiza as funções do sistema circulatório no transporte de oxigênio para o organismo.

E, novamente, lembre-se: é o oxigênio que mantem acesa a chama da vida no organismo.

Iogurte natural. Um alimento que fortalece o sistema imunológico e atua nas células do sistema nervoso e melhora as funções neuronais.

É rico em vitaminas do complexo B, importantes para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, favorece a produção de energia e oxigenação das células, onde mantém acesa a chama da vida.

Linhaça. Rica em ômega 3 e, além disso, ajuda o organismo a produzir mais energia nas células e diminuir o cansaço.

Nozes. Nozes são fonte de folato, vitamina do complexo B, que atua no cérebro, melhorando a capacidade mental e emocional do ser humano.

Além de combater o estresse, por ser fonte de ômega 3 e fibras saudáveis. Também ajuda na produção de serotonina, responsável pela melhora do humor.

Ovos. Hoje se sabe que o ovo é um alimento completo, saudável e nutritivo. Essencial ao bom funcionamento das células nervosas, além de incrementar a produção de energia no corpo.

Ovos 150x150 - DESÂNIMO OU FALTA DE ENERGIA NO CÉREBRO E NO CORPO?

Ovos

É fonte de vitaminas A, D, E e B12, além de minerais que ajudam o cérebro a funcionar melhor, e ajudam na memória e produção de energia.

No entanto, recomenda-se que seja cosido, não frito. Ou, se for frito, que seja em água, nunca em óleo vegetal.

Salmão.  O salmão, com sua riqueza em ácidos graxos, vitaminas, especialmente do complexo B, além de proteínas, é indispensável à saúde do cérebro, do coração e de todo o corpo.

Diminui o risco de depressão e ansiedade, e fortalece o sistema imunológico.

Sardinha. Pensou em grande quantidade de ômega-3, vitamina B12, além de fósforo, triptofano e cálcio?

Sardinhas 150x150 - DESÂNIMO OU FALTA DE ENERGIA NO CÉREBRO E NO CORPO?

Sardinhas

Pois a humilde sardinha é riquíssima nisso tudo. Por isso, faz um bem enorme ao cérebro e ao coração, auxilia na prevenção da depressão, ansiedade, outros distúrbios do humor, bem como doenças do coração.

Além disso, ainda fortalece a memória e melhora diversas funções do sistema nervoso.

Semente de abóbora. Rica em vitaminas e minerais importantes para a manutenção de uma boa saúde, melhorando o fornecimento de energia ao organismo, melhorando o sono, com possibilidade de amenizar os sintomas de depressão, excesso de fadiga e estresse.

Sementes de abóbora 150x150 - DESÂNIMO OU FALTA DE ENERGIA NO CÉREBRO E NO CORPO?

Sementes de abóbora

Certamente, há muita coisa que você pode fazer, quer se trate de desânimo ou falta de energia cerebral e física. E há bons profissionais que podem ajudar

Por outro lado, às vezes, trata-se de algo temporário, e que pode ser resolvido com uma suplementação adequada de nutrientes.

Nesse caso, há ótimos produtos como opções práticas e bem ao alcance.

As opções são muitas, mas é bom não exagerar em nada, pois o excesso de uma coisa boa não a torna melhor. Às vezes, ocorre o contrário.

Portanto, em tudo na vida, o velho e bom equilíbrio deve ser um companheiro para todos os momentos e todas as situações.

Espero que este artigo tenha sido útil para você e muitas outras pessoas. Nesse caso, por favor, compartilhe com aqueles que poderão se beneficiar.

Muito obrigado! Bom ânimo! Forte abraço!

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