Reflexologia

A Reflexologia está se tornando muito comum e procurada por aqueles que já a conhecem e, muitas vezes, por outros que ficam sabendo de seus efeitos benéficos para a saúde, além de relaxamento e sensação de bem-estar geral.

Inicialmente, talvez seja do seu interesse uma resposta à pergunta: que é Reflexologia?

Uma resposta simples e direta seria: Reflexologia é o estudo dos pontos reflexos, como o nome já indica. Mas vale a pena detalhar um pouco mais, com algumas informações também sobre a sua origem.

Há documentos antigos que levam a origem da Reflexologia para o antigo Egito. Esses documentos mostram figuras de egípcios pressionando áreas e pontos nos pés e nas mãos de outros, como se fossem terapeutas cuidando de seus pacientes.

E isso, há uns 5 mil anos. Depois, a técnica se espalhou pelo Império Romano. Fala-se da Reflexologia também como tendo origem na China.

O principio básico da pressão em pontos e áreas do corpo é comum nos dois casos.

É importante lembrar que a Reflexologia moderna, especialmente como a conhecemos no Continente Americano, surgiu a partir dos trabalhos do dr.William H.Fitzgerald no início do século 20.

Ele descobriu que ao pressionar algumas áreas nos dedos dos pés dos seus pacientes havia um efeito anestésico em áreas da face.

Depois, outras pessoas da área de saúde, como o dr. Shelby Riley  e a fisioterapeuta Eunice D. Ingham, tiveram um importante papel no desenvolvimento da Reflexologia como a conhecemos hoje.

No Brasil, alguns terapeutas como o professor Osni Lourenço, do IOR (Instituto Osni Lourenço de Reflexologia e Pesquisa) tiveram um papel muito importante nas últimas décadas.

Existem outros nomes importantes, mas a ideia aqui, quanto às origens da técnica, é apenas básica.

Mais importante que a origem da técnica é o efeito que produz quando bem aplicada por um profissional experiente. Veja alguns benefícios:

  • Alívio de dores
  • Melhora do sono
  • Redução de stress e ansiedade
  • Relaxamento
  • Bem-estar geral

Quando bem aplicada, a técnica da Reflexologia produz muitos outros efeitos e pode ser utilizada também como terapia complementar em diversos tratamentos de saúde, uma vez que trabalha com o equilíbrio dos sistemas do organismo humano.

Quando você faz uma avaliação com um Reflexoteraputa ou Reflexologista, o mais provável é que você queira fazer muito mais que uma sessão.

Em geral, os terapeutas sugerem pacotes terapêuticos com 8 ou 10 sessões. Quando se entra em uma série, conforme esse modelo, passamos a chamar de Reflexoteapia.

E então, ficou curioso e gostaria de conhecer melhor essa técnica fantástica? Se você mora em João Pessoa, PB, faça suas perguntas por meio de um formulário que você pode abrir, clicando aqui. Depois, é só enviar e aguardar a resposta que enviaremos em breve.

Se você mora em outro lugar do Brasil, também é muito fácil. Há escolas e instituições que ensinam Reflexologia e, em alguns casos, mantém um cadastro de ex-alunos que trabalham em todo o Brasil.

Eu poderia lhe indicar diversas boas instituições dessa, mas duas que pessoal mente recomendo porque seus respectivos fundadores foram também meus principais professores de Reflexologtia e Reflexoterapia sãos estas que você pode acessar pelos seguintes links: www.reflexologia.net.br, www.reflexologia.com.br

Como vê, é fácil encontrar um reflexoterapeuta, uma vez que existem milhares deles atuando no Brasil.